sábado, 15 de abril de 2017

PROJETO DE UM CARNEIRO HIDRÁULICO - Parte 1

Pessoal, boa noite!!!

Esse tempo em que estive afastado do blog, obtive conhecimento sobre GD&T (dimensionamento geométrico e tolerância), detalhamento de peças mecânicas conforme normas específicas, apresentações de produtos para futuros clientes e investidores, empreendedorismo e outros (qualidade, metodologias, processos, projetos, industrias moveleiras).

Mas também continuei com meus projetos e num fim de semana (a uns três meses atrás) meu ex-sogro (pois é... O namoro terminou, a vida segue!!) me ligou pedindo um auxílio num projeto que o mesmo tinha em mente. "Montar um carneiro hidráulico", porém este sendo no máximo três peças (A válvula de retenção, o encanamento saudável e a válvula de sucção).

Estudando este pequeno projeto e sua viabilidade para a fabricação, encontramos alguns problemas com esta manufatura. A falta de maquinário adequado. Como ele faz Engenharia Civil (engraçado ele, trabalha com mecânica há trinta anos e agora resolve fazer civil. isso que é gosta de aprender. O velho tem cinquenta anos e ainda pensa alto, um grande visionário), o mesmo me deu autorização para ficar na empresa executando o plano de ação deste projeto. 

Fiz o estudo de viabilidade (ao meu ver, ficou com um alto valor), mas mesmo assim, ele me pediu para apresentar e assim o fiz aos seus sócios e diretoria. Nesta apresentação, eis que os problemas surgem (já havia deduzido que iam fazer estas perguntas):

1 - Material com elevado preço: Preço do tarugo de bronze custeando em torno de R$50,00/kg, porém não teria o retorno viável (Material PVC cinco vezes mais barato);

2 - Tempo de fabricação: O carneiro hidráulico inteiro é de bronze, logo a velocidade seria um pouco menor para que fosse usinado com certa precisão e qualidade, logo o tempo seria maior para a fabricação;

3 - Disponibilidade de maquinário para fabricação de protótipo: Os maquinários CNC (torno) estavam todos ocupados pois o quinto torno estava em manutenção, ou seja, já havia sido feito o balanço de produção para a manufatura. Se tirasse outro maquinário, haveria mais atrasos no decorrer desta.

E... Por ser protótipo, o ideia era se deslocar à empresa num fim de semana para a fabricação. Mas por inviabilidade, um dos sócios (são três sócios), viu como solução, não produzir um protótipo. 

Dentro destes empecilhos, soluções foram encontradas, porém meu ex-sogro solicitou para que não apresentasse as soluções nesta primeira amostra pois o mesmo se  prontificou a montar um estudo de viabilidade melhor detalhado.

Bom... chega de histórias... As imagens a seguir ilustram o 3D do protótipo projetado para um novo conceito do vulgo conhecido como bomba carneiro.





Apesar dos obstáculos, o modelo foi projetado e estudado conforme as especificações determinadas (poucas mas coerentes). Na imagem abaixo é ilustrado uma simulação feita no Software Solidworks Premium 2015 afim de avaliar as condições do produto com o fluído a ser utilizado neste (fluxo de água) a uma certa velocidade (Ex: 50 m/s).

Estudo do fluxo de água

Como este é um projeto que ainda não foi prototipado, não tive a oportunidade de calcular as condições impostas para o uso correto deste e assim fazer um estudo condizente com tais informações. Mas para fins didáticos, eu farei o estudo e os cálculos apenas para abranger um melhor conceito e entendimento tanto da ferramenta utilizada neste estudo (Flow Simulation) quanto à sua utilização no cotidiano rural. 


Por enquanto eu finalizo este tópico para que não fique cansativo o tema. No próximo post, eu darei continuidade com estudos sobre a utilização e demonstrativo de cálculos para esta situação. Lembrando que é apenas um informativo sobre o carneiro hidráulico ok?!!

Pessoal, ótima noite e sucesso à todos nós!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário